Viagens

Acampar com crianças, dicas essenciais

Acampar com as crianças estava nos planos desde que decidimos voltar à Portugal para morar. E só conseguimos fazer no meio da pandemia, em pleno verão, porque houve uma baixa nos números de casos e as fronteiras estavam abertas.

A ideia era ir de carro, assim ficava mais fácil para uma primeira vez, além do acessos a alguns campings que fica bem complicado ir de ônibus ou trem. A maioria fica longe das cidades.

Portanto, esse post vai ajudar aos pais organizarem um acampamento em família, com dicas que facilitarão a aventura!

acampar com crianças tenda armada
Camping em Baiona: tenda montada

A escolha do camping

Tínhamos duas opções das nossas pesquisas, um na Espanha, pertinho da fronteira, nesse camping em Baiona, e outro seria aqui mesmo em Portugal.

As duas escolhas foram pensadas em serem próximas de onde moramos que é no distrito do Porto.

Neste tópico estão listados alguns fatores que pesaram bastante na decisão para que essa primeira experiência corresse bem, aproveitando melhor os dias e ajudar na praticidade, já que muita gente evita camping por pensar a trabalheira que é, ainda mais com crianças!

acampar com crianças quarto tenda
desenhando dentro de um dos quartos da tenda

Fatores essenciais para acampar com crianças:

  • Localização: Optamos por locais de viagens de curta duração. De carro ficava a 1 hora e meia do Porto/ Portugal, já na Espanha (Galícia). O camping era perto da cidade de Baiona onde queríamos passear no último dia;
  • Clima: ficamos olhando nos sites como estaria o tempo na semana da viagem. Mesmo sendo verão europeu, nunca se sabe!
  • Praia ou campo? Para nossa escolha foi indiferente porque na semana seguinte íamos a outro camping que seria no campo. Mas para quem gosta mais de um ou outro convém focar na pesquisa.
acampar com crianças Vista para Baiona
Vista do camping para a noite em Baiona

Pontos importantes na estrutura do camping:

  • A escolha do local da tenda: Procure sempre um local embaixo de árvores. A sombra é aconchegante. Não vamos a campings pouco arborizados. Como chegamos numa segunda-feira (mesmo em agosto), tinham várias opções. Pedimos próximo aos banheiros porque nesse camping decide no check in, mas a maioria você entra e escolhe o local. Esse camping tem um banheiro fantástico super adaptado para crianças, até para bebês. Facilitou muito a vida.
  • organização e segurança do camping: já conhecíamos esse camping, mas vale a pena pesquisar na internet a opinião de outros frequentadores. O fator segurança em geral aqui na Europa considero positivo;
  • Acesso fácil à praia: para não ser cansativo para as crianças;
  • Reserva de diárias: Optar por um camping que não exija reserva com antecedência, pois com crianças tudo pode mudar a última hora! Nesse camping na modalidade “tendas” não era exigido um número de diárias com pagamento antecipado, mas para os bangalôs e trailers era necessário um número mínimo de diárias. Atenção a esse ponto! Nós fomos para ficar 3 noites e decidimos, de última hora, ficar mais uma!

Outros fatores essenciais:

  • Comida: a gente levou várias coisinhas práticas para o café da manhã e lanches, e no primeiro dia como seria mais cansativo levamos o almoço pronto no cooler e só esquentamos no fogão. Nesse camping havia restaurante que servia todas as refeições e um mini mercado para compras essenciais. A cidade de Baiona não era longe e é bem servida de mercados. A gente fez algumas refeições no restaurante do camping. Em lojas de acessórios de camping vendem comidas práticas que só é dissolver na água usando o fogão, pode ser uma opção;
  • Eletricidade no camping: Se você precisa está sempre conectado, o ideal é escolher o local da tenda onde tenha fornecimento de energia, nem todos tem. A gente não fez questão e carregávamos os celulares no banheiro. A maioria cobra uma taxa extra por dia;
  • Estacionamento: Nesse camping que fomos podia entrar com o carro mas optamos por deixar estacionado na frente do camping, era tranquilo. Também tem taxa extra para guardar dentro.

Detalhamos aqui os itens essenciais para levar no camping com crianças. Vai ajudar a fazer a sua lista e não esquecer de nada!

Uma experiência sem perrengues!

Acima de tudo, acredito que o mais importante é encarar o espírito da viagem quando decidir acampar com crianças. Caso você seja o tipo de pessoa que tem restrições a dormir no chão, partilhar banheiros, e outras coisas que um camping não oferece como num hotel, sua experiência pode ser desastrosa e a culpa não vai ser do camping.

O ideal se você nunca acampou é optar por um final de semana, apenas uma noite para “sentir o clima”. Neste caso não é necessário nem levar fogão, por exemplo. Nós levamos porque queríamos que as crianças tivessem essa experiência.

acampamento  com crianças céu
Céu do camping em Baiona, vista da tenda

Mesmo com o trabalho que deu em organizar tudo para acampar com crianças, valeu muuuito a pena!

Foram dias maravilhosos, entre árvores, piscina e praia. Conseguimos descansar, ler enquanto eles estavam no parquinho que ficava do lado da nossa tenda. Passeamos pela praia e pelo camping que é enorme, e no último dia ainda fizemos turismo na cidade de Baiona.

Sem dúvida foi a melhor opção para uma primeira experiência!

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (9), Melissa (5) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *