intercambio_mudarvida1
intercâmbio,  Viagens

Como um intercâmbio pode mudar sua vida?

Esse post vai te ajudar a esclarecer como a experiência de um intercâmbio pode mudar sua vida e o que você precisa saber para tomar essa decisão.

É possível fazer um intercâmbio para aprender uma segunda língua ou um intercâmbio cultural, onde você aproveita na mesma intensidade a experiência de viver fora e, ao mesmo tempo, pode estudar, fazer um high school, uma pós graduação, por exemplo, ou até um curso de férias, realizar um trabalho voluntário ou até um estágio técnico.

Primeiramente, vou contar a minha experiência profissional com intercâmbio, e ao longo do post, vou relatando as vivências que tive com estudantes vendo suas vidas se transformarem depois.

Experiências com programas de intercâmbio

Eu comecei a trabalhar no programa de intercâmbio “Ganhe o Mundo” do Governo do Estado de Pernambuco em 2013, e um dos principais requisitos para participar da seleção era a experiência de ter morado fora.

Eu tinha voltado de Portugal em 2009 onde vivi por quase 9 anos.

Assumi o cargo de “coordenadora regional” (língua espanhola), no entanto não fazia ideia do que me esperava, mas isso não me dava medo porque eu já tinha morado em outro país e aprendi a lidar com situações adversas.

Programa Ganhe o Mundo (Pernambuco)

O programa Ganhe o Mundo é destinado aos alunos da rede pública que estão no ensino médio. O programa planeja desde o curso preparatório até documentos, escola, país e a família que recebe o aluno.

Hoje posso dizer que foi dos trabalhos mais gratificantes que tive.

Já aqui de volta à Portugal em 2019, recebi um grupo de alunos que veio estudar por 1 semestre para cursar o ensino médio (High school), onde tive o prazer novamente de acompanhar de perto a experiência do intercâmbio, agora fora do Brasil. Estes estudantes vieram da Paraíba, do programa do Estado chamado Gira Mundo.

O que muda na tua vida?

E por que um intercâmbio pode mudar tua vida? As histórias que vi e ouvi daqueles meninos e meninas eram tão verdadeiras, tão transformadoras!

Acima de tudo, qualquer pessoa que se propõe a um intercâmbio se transforma de alguma maneira.

Fazer um intercâmbio é abdicar da tua zona de conforto, sua casinha, família, amigos e entrar numa aventura num mundo desconhecido, com línguas e costumes tão diferentes que você nunca mais será a mesma pessoa!

Intercâmbio é muito além de aprender uma nova língua ou apenas estudar num país diferente. É tirar as vendas dos olhos, é não só ver, mas vivenciar.

E o medo do desconhecido?

Neste tópico, convido você a refletir sobre alguns obstáculos, que sem preparo e reflexão, podem colocar por água abaixo o intercâmbio.

Dos que mais ouvi falar foi o medo. Mas medo de quê? Medo do desconhecido, medo de viver em outro país, medo de não ser entendido ao falar, medo, simplesmente medo.

Novas experiências

Cada perrengue de uma frase mal interpretada, cada gafe cometida por causa de um hábito diferente ou cada amizade feita com alguém de um país que você mal sabia que existia, é um banho na alma.

Tudo isso te acrescenta experiências!

O medo faz parte, ele só não pode ser o vilão dos teus sonhos, nem pode ser maior que tua vontade de desvendar o mundo.

Novos hábitos, novas culturas, nova rotina, coisas que nem imaginamos quando estamos acostumados sempre com as mesmas coisas e já dominamos.

E por que é tão transformador? Porque você vai pensar de outras formas, vai se surpreender todos os dias, vai ver que é capaz de ter amigos tão diferentes de você.

Um mundo vai se abrir na tua cabeça. Porque a vida acontece também fora do nosso domínio e a gente cresce na vivência do diferente, o igual a gente sabe como termina.

O que posso ganhar fazendo um intercâmbio cultural?

E se não for para aprender um novo idioma, “o que ganho com isso?”. Surge sempre esse tipo de questionamento quando pensa em ir estudar em Portugal, por exemplo. Neste post seguem os ganhos que um estudante pode ter tendo a experiência de morar fora.

Versatilidade

Encarar uma aventura de mudar de país por um tempo já mostra o quanto você está disponível para as oportunidades que a vida oferece.

Seja como for, a partir do momento que você tem essa experiência, você ganha “jogo de cintura” para várias situações e adversidades que podem vir acontecer na vida, tanto pessoal quanto profissional.

Crescimento Pessoal

Eu vi estudantes voltarem do intercâmbio com brilho nos olhos e com lágrimas também, lágrimas de deixarem para trás aquelas experiências vividas mas que logo canalizaram para suas vidas de outras formas.

Fazer intercâmbio tem suas dores e suas delícias sim, por mais que tenham as dores, estas servirão para o crescimento, de alguma forma você vai aprender.

O mundo fica aos nossos pés!

Vi muitos alunos encantados, ainda no avião sobrevoando a chegada em Santiago do Chile quando avistaram as cordilheiras e vi a ansiedade por conhecerem as novas famílias que os acolheriam ou pelas escolas que iriam estudar.

Vejo famílias portuguesas que até hoje mantém contato com os estudantes recebidos. Viraram parte da família!

Multicultura

Hoje Portugal, por exemplo, recebe estudantes de várias nacionalidades, tanto nas universidades quanto nas escolas secundárias. Existem programas que fazem troca entre países dentro da Europa.

E mesmo não sendo um país onde o estudante aprenderá uma segunda língua, no ensino médio por exemplo tanto o inglês quanto o espanhol já são bastante avançados.

Em suma, os estudantes em Portugal terminam o ensino médio falando e entendendo bem uma dessas línguas. Além disso, o país se tornou um dos principais destinos turísticos europeus nos últimos anos, tanto que é corriqueiro esbarrar na rua com estrangeiros e ouvir diversas línguas.

Autoestima

Vi aluno que a partir do primeiro intercâmbio ganhou outra bolsa de estudo e foi passar mais 6 meses na China, depois resolveu se candidatar a várias universidades nos EUA, foi aprovado em algumas e hoje mora e estuda em Missouri. Sim, você ganha autoestima, descobre seu potencial e aprende a se valorizar muito mais.

Vi uma menina que voltou do intercâmbio, terminou a faculdade e o “bichinho” de sair de novo a levou de volta para o mundo. Hoje ela faz intercâmbio misto onde trabalha e estuda e já pensa em mudar para outro país!

Carreira Profissional

A partir da experiência internacional, portas se abrirão para outros cursos ou mesmo trabalho. ´Sem dúvidas, é um grade diferencial no currículo.

Vi meninos descobrirem ainda no intercâmbio a carreira profissional que seguiriam e se tornarem médicos, jornalistas, enfermeiros, dentistas, artistas.

E vi outros estudantes que fizeram projetos em suas comunidades, desde ensinar inglês ou espanhol a aplicarem educação ambiental, além de outros que trouxeram a ideia do Canadá de que a biblioteca da escola pode ser um lugar interessante para o convívio. Surgem tantas ideias!

Ainda tem dúvidas se vale a pena fazer um intercâmbio?

Ainda tem dúvida em como o intercâmbio pode mudar sua vida?

Porque quando você sai você aprende sobre a vida, você enxerga além da nova língua, porque portas da tua mente se abrem e você passa a ter um olhar diferente.

Podia passar dias e dias relatando conquistas, mudanças, vantagens de um intercâmbio. Mas, sem dúvida, o mais importante é você estar aberto ao desconhecido, ao novo, ao diferente.

Certamente, você vai descobrir que o teu mundinho de antes é só um ponto diante do que você é capaz de abarcar, absorver, transformar e se transformar!

Caso queira mais informações sobre Intercâmbio em Portugal entra em contato conosco! Temos larga experiência no assunto e vivemos em Portugal. Aqui está nosso instagram e nosso email de contato: blackbirdcomercial@gmail.com

Caso você pretenda também saber sobre imigração, dá uma lida nesse texto que escrevi sobre o assunto.

Autor da foto de capa: Suzukii Xingfu

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (9), Melissa (5) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *