dicasgerescomcrianças
Viagens

Dicas de passeios no Gerês com crianças

Dicas de passeios no Gerês com crianças de forma segura e prática é o que você vai encontrar nesse post. Para quem quer apenas conhecer em 1 dia lugares fantásticos, desfrutar de praias fluviais, lagoas e verde, muito verde acompanhe nossas dicas!

Para esses passeios vamos sempre de carro, pois a maioria dos acessos não são fáceis, sem falar que o Gerês é enorme! Portanto, é bom definir com antecedência e planejar bem os horários para não perder tempo procurando lugar que consiga parar.

Dicas Importantes:

Em alguns lugares não tem estacionamento grande, muitos são mesmo improvisados, debaixo de árvores ou em locais próximos as praias, mas que lotam muito rápido. Por isso a primeira dica: acorde cedo!

A média das viagens até encontrar locais mais sossegados é em torno de 1 hora e meia (saindo do Porto). A estrada é cheia de curvas e não se deve nem se consegue andar rápido. Uma outra dica é acione teu slow, prepara uma play list para botar no som do carro, abre os vidros, respira o verde e curta a paisagem! Tem mirantes pelo caminho.

Saia cedo para não tornar a viagem estressante e cansativa e para aproveitar o dia, já que vai ser o famoso “bate e volta”.

Como são dicas de passeios no Gerês com crianças, aconselho levar comida e bebida para passar o dia, pois os lugares que costumamos ir não tem absolutamente nada, nenhum bar ou restaurante. Levamos coisas práticas, sandes, bolachas, frutas e bebidas. Água é o mais importante pois o Gerês costuma ser bem quente no verão, apesar da água fria dos rios.

Faça as crianças participarem do processo: arrumarem os pertences, olharem o mapa, ou seja, envolvam na preparação, tudo isso proporciona a experiência mais agradável.

Caso opte por acampar também é uma ótima ideia. Existem campings bem legais no Gerês. veja nossas dicas aqui para acampar com crianças.

Para passar o dia, tente levar mochila (não esqueça o protetor solar) que facilita a caminhada. Levamos também manta, guarda-sol, cadeira e térmica.

As praias não costumam ser grandes em areal, por isso lotam rápido dependendo do dia. Nos meses do verão o ideal é ir dia de semana. Aí poderá ter uma praia exclusivamente para vocês!

Praia da Barca/ Rio Caldo

Decidimos conhecer mais uma praia fluvial chamada Praia da Barca. Essa é de fácil acesso, apesar de nem sempre a estrada ser bem sinalizada, erramos a primeira porque a entrada era bem numa das inúmeras curvas. Mas em poucos minutos conseguimos voltar.

Ao chegar na entrada ficamos em dúvida se daria para estacionar mais perto da prainha. Fomos checar a pé se o carro passava, a rua já é de terra, com buracos, mas depois tem um estacionamento até grandinho.

Como Chegar:

A gente sempre procura o local da praia no Google maps e confere se as imagens correspondem. No caso dessa praia você precisa digitar Praia fluvial da barca rio caldo. Existe outra praia de mesmo nome em outra região do Gerês. Cuidado para não confundir!

Saindo do Porto o caminho até o Gerês passa por dentro da cidade de Braga, é por aí mesmo. Abaixo estão algumas das principais placas que vão ajudar a seguir viagem sem problemas. Só tem que prestar bem atenção quando já estiver perto porque a entrada para a praia tem uma placa mas fica numa curva.

Outro detalhe é quando se depararem com a descida ir verificar se na parte de areia está dando para passar carro, podem ter alguns buracos, vale a pena a checar. Mas já nessa entrada você pode ter sorte e estacionar ai mesmo. Nós tivemos que descer mais e deixar no estacionamento próximo à praia que era bem grandinho.

Aproveite o lugar!

O mais importante: Aproveite o dia, se por acaso se perder vai sempre encontrar alguém em uma estrada ou nas diversas aldeias do Gerês, peça ajuda;

Cuide da natureza, leve saco de lixo, deixe tudo limpo;

Aproveite o verde, a água, abre as janelas, entre uma estrada e outra você vai ouvir barulhinho de água!

Espero que as dicas te ajudem a ter um dia maravilhoso nesse paraíso verde em Portugal.

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (9), Melissa (5) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *