intercâmbio

Descubra o Melhor Intercâmbio em Portugal para Adolescentes! 

Descubra as diversas opções de intercâmbio em Portugal! Neste artigo, focaremos no intercâmbio para adolescentes.

Enquanto o intercâmbio universitário demanda candidaturas individuais com exigências específicas de cada instituição, no ensino médio as escolas oferecem vagas alinhadas às áreas de estudo científico.

Saiba mais e planeje sua experiência educacional em terras lusitanas!

Como fazer o intercâmbio em Portugal?

Aqui em Portugal o ensino médio é chamado “ensino secundário”. O estudante quando está no 9º ano ele escolhe qual linha deve seguir a partir do 10º até completar o 12º. São as seguintes linhas:

  • Curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias;
  • Curso científico-humanístico de Artes Visuais;
  • Curso científico-humanístico de Ciências Socioeconómicas;
  • Curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades;
  • Cursos profissionais.

No caso do intercâmbio o estudante precisa escolher uma dessas linhas acima, mas se ele está em uma escola técnica no Brasil, podemos encaixá-lo em uma escola que tem um curso profissional igual ou similar.

Em qual semestre posso ir?

O estudante do ensino médio pode passar um semestre em uma escola pública portuguesa. Os semestres vão de setembro a janeiro (o ano letivo aqui começa sempre em setembro), ou também de fevereiro a junho.

O ideal é que o estudante venha no começo do 2º ano do ensino médio do Brasil, assim não atrapalha a fase do Enem no 3º ano. Ele deverá ter no máximo 17 anos até a volta do intercâmbio.

O estudante não vai atrasar o semestre pois encaixamos em matérias recomendadas pelo MEC no Brasil, dando a garantia da equivalência, então quando ele retorna ao Brasil, entra na série que deveria estar.

O nosso serviço pela Blackbird Intercâmbio é a responsabilidade de encaixar o aluno onde possa ter vaga disponível de acordo com a linha científica de interesse, além de selecionar uma família onde ele ficará hospedado durante o intercâmbio.

Nosso programa de intercâmbio em Portugal para adolescentes conta com agências no Brasil para auxiliar na preparação do estudante.

Nós ficamos responsáveis em Portugal por tratar de assuntos relacionados ao aluno, tanto com a família que vai hospedar quanto pela escola.

Por que um intercâmbio em Portugal para adolescentes e não ir para um país aprender uma nova língua?

Embora Portugal não introduza um idioma novo, o ensino médio destaca-se pelo alto nível de inglês e espanhol, com professores frequentemente ministrando aulas nestas línguas.

O estudante português termina o ensino médio apto em duas línguas que pode ser inglês, espanhol ou francês. Por isso, o intercambista terá oportunidade de aperfeiçoar uma dessas línguas.

Intercâmbio não é só falar uma segunda língua, é uma experiência de vida

Atualmente a experiência de morar fora acrescenta muito ao currículo profissional, pois as habilidades adquiridas quando saímos do nosso país são vistas como um diferencial sim.

Aqui nesse artigo listamos várias vantagens que podem esclarecer melhor os motivos de passar uma experiência fora.

Outro motivo é que o custo de um intercâmbio em Portugal para adolescentes é bem menor do que, por exemplo, em um país de língua inglesa.

Além disso, Portugal é considerado um dos países mais seguros do mundo, um país multicultural que recebe estudantes de várias nacionalidades nas escolas e universidades.

Portugal tem uma natureza riquíssima, muito verde, praias e também neve o visitante vai ver por aqui.

Certamente, o intercâmbio será uma experiência inesquecível e de grande contributo à vida do adolescente!

Caso queira mais informações sobre nossos parceiros no Brasil, podem nos contatar pelo whatsapp, por email: blackbirdintercambio@gmail.com ou pelo nosso instagram @blackbird_intercambio.

About The Author

Avatar

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (12), Melissa (9) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!