O essencial para acampar com crianças
Viagens

O que levar para acampar com crianças?

Esse blog post pretende em primeiro lugar, ajudar a otimizar a bagagem, o que levar para acampar com crianças, para que entrem no clima de aproveitar o lugar sem precisar levar tantos objetos pessoais.

Em segundo lugar, focar no que é essencial para acampar com as crianças.

Em terceiro lugar, é ajudar toda a família se organizar de uma forma prática para curtir os momentos junto à natureza, sem maiores preocupações.

Envolva as crianças no processo da organização:

A ideia é fazer com que as crianças sejam conquistadas a ir ao camping. Garanto que não vai ser difícil caso mencione a palavra Aventura!

Como acampar é sempre uma novidade para as crianças, geralmente os meus querem levar mil coisas, mas explicamos como seria para minimizar a ânsia de levar brinquedos e outras coisas pessoais.

  • Mostrem mapas, fotos e vídeos do local que pretendem ir;
  • Levem elas às compras dos utensílios (tenda, lanternas…)
  • Peçam ajuda para que elas organizem as próprias mochilas, claro, dando aquela revisada no final.

Depois disso, elas estarão bem envolvidas e vão cooperar ainda mais para que tudo corra bem.

Dicas de utensílios essenciais para acampar com crianças

Este tópico vai elencar no mais essencial do que levar para acampar com crianças. Mas é claro que tudo se ajusta a cada família e ao que se considera essencial.

Portanto, vale a pena durante o preparo fazer uma lista para não esquecer nada importante!

A escolha da Tenda:

Muitos campings tem a opção de alugar a tenda, inclusive colchões e sacos-cama, mas nós compramos porque pretendemos usar bastante.

Caso pretenda comprar, o mais importante é escolher uma de fácil montagem e limpeza, tem diversos modelos e alguns sites tem vídeos explicando a montagem e mostrando a parte interna.

Tenha atenção ao material da tenda. A nossa, por exemplo, tem o forro por fora do “teto” dos quartos, proporcionando sombra e ventilação. Além disso, não apanha a umidade noturna.

Dormida das crianças na tenda

Existem algumas tendas mais escuras, mesmo com uma camada só, ideal para dormir mais com a luz do sol. Ou seja, são muitas opções!

Visitar a loja que vende e conversar com um vendedor, pode ajudar nessa escolha. Para um casal com apenas 1 filho, por exemplo, talvez aquelas de um vão apenas, sem divisórias, já seja essencial.

A nossa tenda de 2 quartos é super prática a montagem e as crianças participam eufóricas desse momento. Além dos quartos, vale salientar que são espaçosos, dormimos super bem.

A nossa tenda também tem uma área que chamamos de sala onde colocamos mochilas e outros objetos, e ainda tem uma “varanda”, que é um “puxadinho” da porta de entrada que faz uma espécie de teto com sombra.

Camping em Amarante – Portugal

Outros itens para o camping:

  • Fogão de uma boca e cartucho de gás; Optamos por uma marca bem conhecida levando em consideração a segurança com acendedor automático. O cartucho de gás ficava guardado numa sacola fora da tenda quando não estamos usando. Para os 4/5 dias de camping levamos 2 cartuchos;
  • saco mágico do camping: lanternas, canivete, pilhas, carregadores de celulares, e outras coisas pequenas que podiam se perder facilmente;
  • Levamos 2 colchões de casal infláveis com bomba elétrica de encher e 4 sacos-cama;
  • Um cooler para manter frio água e bebidas;
  • Carregadores de celulares: atenção a pedir ponto de eletricidade caso o camping disponibilize esse serviço;
  • Luminária de pilhas para a tenda e lanternas;
  • utensílios de cozinha e alguns ingredientes caso tencione cozinhar (coloquei em potes bem pequenos açúcar, sal, café solúvel, azeite). Levamos também pratos de plásticos, talheres e copos. Existe uma infinidade de opções de utensílios para o campismo;
  • Garrafas d´água térmicas;
  • Uma cadeira de camping que não é essencial, mas foi maravilhoso descansar e ler nessa aqui;
  • abridor de vinho (para quem é apreciador);
  • Uma manta impermeável que colocamos na entrada da tenda, no chão. Achei bem prático e ajudou demais na organização das refeições.

Objetos pessoais:

  • Remédios e termômetro para crianças (sou dessas), saio sempre com um kit básico mesmo que nem precise dele a viagem inteira. Vendem kit também de primeiros socorros para camping;
  • roupas de dormir em alguns lugares esfria e fica bem úmido à noite, o saco-cama e uma pijama quentinho foi o essencial em agosto;
  • repelente e hidratante de corpo: Nunca vi muitos mosquitos nos campings aqui, mas nunca se sabe;
  • bolsa plástica impermeável para levar ao banheiro com os itens de banho para quando for tomar banho com eles.

Curtir o clima do camping

Em conclusão, decidir bem o que levar para acampar com as crianças, foi sem dúvida levar itens que tornassem a vivência do camping prática e agradável.

O mais importante é desacelerar! Esse é o verdadeiro espírito do camping.

Decidimos nesse primeiro camping com as crianças ficar duas noites e terminamos por decidir ficar mais uma para aproveitar mais o lugar.

Foram dias maravilhosos entre a mar, rio e as árvores, jogando cartas ou conversando.

essencial acampar com criançar relaxar
Solzinho matinal delícia!

Teve jantarzinho com as luminárias e lanternas e observação da lua e das estrelas. Teve acordar com o barulho dos pássaros ou com o som do rio passando nas pedras.

Além disso, as crianças ficaram menos ansiosas e se divertiram muito explorando o lugar.

Além de respirar ar puro e sentir o cheirinho dos pinhais, além de esquecer os ponteiros do relógio!

Para mais dicas de organizar um camping com crianças, clica aqui.

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (9), Melissa (5) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *