
Visita à zona histórica de Baiona
Decidimos fazer uma visita à zona histórica de Baiona quando acampamos lá perto. A ideia era pelo menos um dia de turismo.
Em Baiona faz-se uma caminhada sem pressa e ainda usufrui da maravilhosa comida gallega, que tem frutos do mar como ponto alto da culinária.
Pode aproveitar quando estiver visitando umas das praias da Galícia por exemplo, e fazer uma paradinha por lá!
Baiona fica protegida do mar aberto por causa da baía que a envolve, tornando o lugar ainda mais acolhedor.

Rota da zona histórica:
Ao chegarmos fomos ao centro de informações turísticas na avenida principal da praia da ribeira, onde nos deram um folder com várias opções de rotas na cidade.
Escolhemos a Ruta do Casco histórico como opção de passeio a pé.
O folder abaixo mostra os 13 pontos dessa rota.
Mais à frente deste tópico, estão outros pontos importantes que não fazem parte desse circuito, no entanto são bastante procurados.


Uma curiosidade interessante da cidade é que foi no Porto de Baiona que chegou a caravela de Pinta, em março de 1493, ao descobrir a América.
Caso tenha mais interesse no assunto, é possível visitar o museu que tem uma réplica da caravela.



Um dos pontos mais visitados de Baiona é a Virgen de La Roca, mas como queríamos nos concentrar no centro histórico, optamos por não ir. Porém, vale a visita porque pela vista que tem do monte para a cidade e a baía.
Além disso, outro local é a Fortaleza de Monte do Boi (ou Castelo de Monterreal), na praia da Ribeira. Essa visita ao Castelo tem um circuito próprio e dura em média 1h e 30m.
Caso tenha tempo e disposição, o interessante é escolher os roteiros de acordo com o seu interesse.
Acima de tudo, sem pressa! A cidade merece ser visitada aproveitando cada ruela do centro histórico ou da beira mar.



Pontos Interessantes do Casco Histórico:
Neste parágrafo estão pontuados alguns locais mais turísticos de Baiona. Além disso, estão detalhados os poucos que visitamos.
A ideia não era correr todos os pontos. O mais importante era despertar nas crianças o interesse pelo conhecimento de outras culturas.
Igreja Santa Maria de Baiona
Um dos pontos que paramos foi na Igreja de Santa Maria de Baiona (ex-colexiata Santa Maria), construída entre os séculos XII e XV. Seu interior tem várias imagens que remetem a signos religiosos e mágicos ancestrais.
Ao que indica, as figuras foram feitas pelos trabalhadores que construíram a igreja durante os 3 séculos de transformações.




Capela de Santa Liberata
Uma outra opção é conhecer a capela da Santa Liberata que tem uma história curiosa.
Uma placa na capela explica que a Santa Liberata, suas 8 irmãs e sua ama foram perseguidas pelo imperador Adriano no Século I, posteriormente condenadas por serem cristãs.
A Santa Liberata foi a primeira mulher a morrer em uma cruz.



Visite a região da Galícia
Em suma, a região da Galícia é conhecida pelas suas magníficas praias, ilhas, uma gastronomia rica em frutos do mar e cidades históricas que valem a pena conhecer.
Além disso, a região abarca muitos campings e hotéis que lotam no verão, a maioria das cidades têm noites animadas durante todo o ano.
Para quem mora no norte de Portugal, é só atravessar a fronteira e aproveitar as maravilhas dos nossos vizinhos galegos. Portanto, vale a pena conferir aqui mais opções de turismo na região.
O mais importante é programar bem o roteiro. A Galícia tem muitos atrativos e muita história! Certamente, você vai conseguir aproveitar de tudo um pouco.





