Visitar o Porto em 3 dias
Visitar o Porto em 3 dias é o que esse post vai proporcionar ao leitor que gosta de passar pouco tempo numa cidade. Em primeiro lugar, estão pontos turísticos onde o visitante aproveita a cidade com vistas fantásticas. Quase todos os trajetos são feitos a pé para não perder cada detalhe e nem precisar estressar com estacionamento.
No artigo também tem sugestões de pequenos roteiros que, dependendo do ritmo, podem ser feitos em uma manhã ou tarde. E por último, as dicas estão baseadas no que a cidade tem de melhor, seu conjunto arquitetônico riquíssimo que se mistura com a beleza natural do rio Douro.
Para esclarecer melhor a geografia do lugar, as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia ficam lado a lado, separadas apenas pelo Rio Douro. Gaia está ao sul do Porto e Matosinhos ao norte. Portanto, muitas dicas aqui vão passar por estas 3 cidades que se misturam e proporcionam locais maravilhosos para se visitar.
Onde se hospedar?
Quem vem na vibe de estudante ou mochileiro, aqui no Porto tem a Pousada da Juventude que é similar aos albergues, mas tem também quarto duplo para os casais. Essa pousada não é bem no centro da cidade, mas está também situada num bairro lindíssimo próximo à foz do Douro ou foz velha, como é também conhecida.
Baixa do Porto
Caso prefira mesmo ficar no centro histórico do Porto, conhecida como a “baixa do Porto”, vai conseguir fazer uma boa parte dos melhores pontos turísticos a pé.
Além disso, airbnb pode ser uma boa opção, assim como hotéis para todos os gostos e preços. Afinal o Porto se tornou um dos principais destinos europeus.
Sem dúvida, o mais importante é escolher uma hospedagem de acordo com o seu bolso e com o planejamento de roteiros para não tornar a viagem cansativa.
Lugares a conhecer:
Roteiro Praça da Batalha/ Jardim do Morro (Gaia):
O itinerário começa nas praças da Liberdade e dos Aliados (são juntas), onde tem a Câmara Municipal do Porto, vai passar pela estação de comboio (trem) São Bento, que vale a pena entrar pois a estação é lindíssima! Depois pode seguir pela rua 23 de janeiro até a praça da Batalha, onde tem o Teatro São João, o antigo Cinema Batalha, além de muitos cafés e restaurante nos arredores da praça. Um conjunto arquitetônico que vale a pena apreciar.
Da praça da Batalha siga a pé até a Catedral da Sé. Aí já fica muito perto da parte de cima do tabuleiro da ponte Dom Luís, onde passa o metrô, mas também tem passagem pedonal. Atravesse a ponte até o Jardim do Morro já no lado de Gaia (se for de metrô o nome da estação é mesmo Jardim do Morro).
Muitas opções!
Aproveite a vista fantástica do jardim do morro porque virou tradição onde muitos apreciar o pôr do sol mesmo no inverno! No entanto, aconselho também subir até a Serra do Pilar que fica do oiutro lado da rua, onde tem a igreja no alto e mais vista para curtir.
Além disso, nesse roteiro você pode apanhar o funicular dos Guindais, próximo à praça da Batalha, e descer até a ribeira do Porto e mudar a rota. E ainda tem o Teleférico que você apanha na ribeira do lado de Gaia e sobe até o Jardim do Morro.
Roteiro Torre dos Clérigos/ praça dos Leões:
A partir da praça da Liberdade siga em direção à Torre dos Clérigos e procure a frente do prédio da reitoria da Universidade do Porto onde tem a tradicional praça dos Leões. Aí próximo está a fantástica Livraria Lello, conhecida como uma das mais belas do mundo. A livraria ficou ainda mais famosa porque dizem que as escadas da livraria serviram de inspiração para a escritora dos livros do Harry Potter que morou quase 2 anos aqui.
Caso caminhar não esteja no seu plano e conforme sua necessidade de locomoção, você pode ver Aqui os meios de transportes da cidade.
Passeio de barco pelas 6 pontes no rio Douro/ visita Caves do Porto:
O passeio dura cerca de 50 minutos e cruza as principais pontes que cortam a cidade, vale muito o passeio pela perspectiva de observar a cidade a partir do rio. Algumas empresas oferecem a entrada para visitar uma das caves de vinho do Porto. Média de 15 euros por pessoa.
Caves de vinho do Porto:
É recomendado percorrer uma dessas caves: Ramos Pinto, Calém, Sandeman, Ferreira, Offley, Croft, entre outras. Na visita você conhece a origem do famoso vinho do Porto, todo o processo de cultivo, curiosidades. No entanto, lembre-se: se quiser levar vinho compre sempre em supermercado!
Roteiro dos “elétricos”:
Embora 3 dias pareçam pouco, uma boa sugestão para visitar o Porto em 3 dias é apanhar um “elétrico” (bonde elétrico) que faz trajetos bem no coração da cidade. A sensação é que voltamos no tempo quando entramos no elétrico.
O elétrico vai devagar e faz a gente apreciar cada pedacinho por onde passa. Você pode apanhá-lo na frente da Igreja de São Francisco, que fica próxima à Ribeira do Porto, e fazer o sentido da Foz. Outra opção é o roteiro que vai pelas ruas centrais do centro histórico (baixa).
Outros roteiros:
Esta lista serve como alternativa para trocar algumas opções acima e que ajudarão também a visitar o Porto em 3 dias.
Baixa do Porto:
- Compras e cafés na baixa do Porto: A rua de Santa Catarina tem muito comércio de rua e dois shoppings. Outras atrações são as igrejas e o Café Majestic. É onde funciona boa parte do comércio.
- Visitar o bairro pitoresco de Miragaia. Fica próximo ao prédio da Alfândega. Estando na ribeira do Porto chega-se lá muito bem a pé.
- Mercado do Bolhão, fica mesmo no centro do Porto.
- Não deixe de visitar a rua das Flores na Baixa do Porto.
Outros cantos da cidade:
- Uma tarde nos jardins do palácio de cristal com vistas fantásticas e jardins para aproveitar um pouco o verde da cidade. Entretanto, pode também fazer a pé os “caminhos do romântico” com mais vistas legais pro rio Douro.
- Parque da cidade que fica na divisa entre Porto e Matosinhos. É uma área verde linda e enorme com vários lagos. Dá pra caminhar, correr, ler, andar de bike.
- Visitar o Museu de Serralves e os seus jardins, passeio maravilhoso. Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita entre 10 e 13 horas.
- Passeio pela Foz (praia do Porto), tem um calçadão legal e tem os Castelos da Foz (Porto) e do Queijo (Matosinhos), cada um numa ponta. Á frente do Castelo da Foz tem uma praça linda com vista para o encontro do Rio Douro com o mar. Procure no mapa por Passeio Alegre.
- Ir de carro da Ribeira de Gaia pelo rio até a Praia de Afurada, parar no pontal e ver o encontro do Rio Douro com o mar (Parque de São Paio), logo depois seguir pela marginal até a Orla de Gaia. É provável que fique com vontade de sentar em um dos diversos bares e restaurantes dessa região.
Em conclusão
O mais importante ao visitar o Porto é apreciar cada detalhe nessa cidade recheada de histórias, cultura e cantinhos especiais que vão tornar os dias inesquecíveis. Antes de mais nada, não tenha pressa, durante a visita tente sentar num café ou deite na grama de um parque e aproveite!
Por fim, tem a vizinha Vila Nova de Gaia, onde nós do Eternos Turistas vivemos. Linda também e com muitas atrações legais.
Caso venha no verão e com mais tempo, confira nossas dicas na vizinha Espanha aqui