visitarportoem3dias_ribeira
Viagens

Visitar o Porto em 3 dias

Visitar o Porto em 3 dias é o que esse post vai proporcionar ao leitor que gosta de passar pouco tempo numa cidade. Em primeiro lugar, estão pontos turísticos onde o visitante aproveita a cidade com vistas fantásticas, quase todos feitos a pé para não perder cada detalhe e nem precisar estressar com estacionamento.

Também tem sugestões de pequenos roteiros que, dependendo do ritmo, podem ser feitos em uma manhã ou tarde. E por último, as dicas estão baseadas no que a cidade tem de melhor, seu conjunto arquitetônico riquíssimo que se mistura com a beleza natural do rio Douro.
Para esclarecer melhor a geografia do lugar, as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia ficam lado a lado, separadas apenas pelo Rio Douro. Gaia está ao sul do Porto e Matosinhos, outra cidade, que fica mais ao norte. Portanto, muitas dicas aqui vão passar por essas 3 cidades que se misturam e proporcionam locais maravilhosos para se visitar.

Onde se hospedar?

Quem vem na vibe de estudante ou mochileiro, aqui no Porto tem a Pousada da Juventude que é similar aos albergues, mas tem também quarto duplo para os casais. Essa pousada não é no centro da cidade, mas por outro lado fica num bairro lindíssimo próximo à foz do Douro.

Baixa do Porto

Caso prefira mesmo ficar no centro histórico do Porto, conhecida como a “baixa do Porto”, vai conseguir fazer uma boa parte dos melhores pontos turísticos a pé.
Além disso, airbnb pode ser uma boa opção, assim como hotéis para todos os gostos e preços. Afinal o Porto se tornou um dos principais destinos europeus. 

Sem dúvida, o mais importante é escolher uma hospedagem de acordo com o seu bolso e com o planejamento de roteiros para não tornar a viagem cansativa.


Lugares a conhecer:

Roteiro Praça da Batalha/ Jardim do Morro (Gaia):

Esse itinerário começa nas praças da Liberdade e dos Aliados (são juntas), onde tem a Câmara Municipal do Porto, vai passar pela estação de comboio (trem) São Bento, que vale a pena entrar pois a estação é linda, e depois subir pea rua 23 de janeiro até a praça da Batalha, onde tem o Teatro São João, o antigo Cinema Batalha, além de muitos cafés e restaurante nos arredores da praça.

Da praça siga a pé até a Catedral da Sé. Aí já fica muito perto da parte de cima do tabuleiro da ponte Dom Luís, onde passa o metrô, mas tem passagem pedonal. Atravesse a ponte até o Jardim do Morro já no lado de Gaia (se for de metrô o nome da estação é mesmo Jardim do Morro).

Muitas opções!

Aproveite a vista fantástica (das mais lindas) onde muitos se juntam na praça para apreciar o pôr do sol na primavera e verão. No entanto, aconselho também subir até a Serra do Pilar, fica do lado, onde tem a igreja no alto e mais vista para curtir.

Além disso, nesse roteiro você pode apanhar o funicular dos Guindais, próximo à praça da Batalha, e descer até a ribeira do Porto e mudar a rota. E ainda tem o Teleférico que você apanha na ribeira do lado de Gaia e sobe até o Jardim do Morro.

visitar o porto em 3 dias
praça do Jardim do Morro (Vila Nova de Gaia) com vista para o rio Douro

Roteiro Torre dos Clérigos/ praça dos Leões:

A partir da praça da Liberdade siga em direção à Torre dos Clérigos e procure a frente do prédio da reitoria da Universidade do Porto onde tem a tradicional praça dos Leões. Aí próximo está a fantástica Livraria Lello, conhecida como uma das mais belas do mundo. Posteriormente a livraria ficou ainda mais famosa porque dizem que as escadas da livraria serviram de inspiração para a escritora dos livros do Harry Potter que morou quase 2 anos aqui. 

Caso caminhar não esteja no seu plano e conforme sua necessidade de locomoção, você pode ver Aqui os meios de transportes da cidade.

Passeio de barco pelas 5 pontes no rio Douro/ visita Caves do Porto:

O passeio dura cerca de 50 minutos. Pode adquirir o bilhete do passeio na ribeira do Porto. Por fim, algumas empresas oferecem a entrada para visitar uma das caves de vinho do Porto. Média de 14 euros por pessoa.  

Caves de vinho do Porto:

É recomendado percorrer uma dessas caves: Ramos Pinto, Calém, Sandeman, Ferreira, Offley, Croft, entre outras. Na visita você conhece a origem do famoso vinho do Porto, todo o processo de cultivo, curiosidades. No entanto, lembre-se: se quiser levar vinho compre sempre em supermercado!

visitar o porto em 3 dias
Vista a partir da Serra do Pilar para ponte Dom Luís e muralhas Fernandinas na cidade do Porto

Roteiro dos “elétricos”:

Embora 3 dias pareçam pouco, uma boa sugestão para visitar o Porto em 3 dias é apanhar um “elétrico” (bonde elétrico) que faz trajetos bem no coração da cidade. A sensação é que voltamos no tempo quando entramos no elétrico.

O elétrico vai devagar e faz a gente apreciar cada pedacinho por onde passa. Você pode apanhá-lo na frente da Igreja de São Francisco, que fica próxima à Ribeira do Porto, e fazer o sentido da Foz. Outra opção é o roteiro que vai pelas ruas centrais do centro histórico (baixa).

Volte no tempo com um passeio de Elétrico no centro do Porto (foto de 2005)

Outros roteiros:

Esta lista serve como alternativa para trocar algumas opções acima e que ajudarão também a visitar o Porto em 3 dias.

  • Compras e cafés na baixa do Porto: A rua de Santa Catarina tem muito comércio de rua e dois shoppings. Outras atrações são as igrejas e o Café Majestic. É onde funciona boa parte do comércio.
  • Visitar o bairro pitoresco de Miragaia. Fica próximo ao prédio da Alfândega. Estando na ribeira do Porto chega-se lá muito bem a pé.
  • Parque da cidade que fica na divisa entre Porto e Matosinhos. É uma área verde linda e enorme com vários lagos. Dá pra caminhar, correr, ler, andar de bike.
  • Não deixe de visitar a rua das Flores na Baixa do Porto. 
  • Uma tarde nos jardins do palácio de cristal com vistas fantásticas e jardins para aproveitar um pouco o verde da cidade. Entretanto, pode também fazer a pé os “caminhos do romântico” com mais vistas legais pro rio Douro. 
  • Visitar o Museu de Serralves e os seus jardins, passeio maravilhoso. Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita entre 10 e 13 horas.
  • Passeio pela Foz (praia do Porto), tem um calçadão legal e tem os Castelos da Foz (Porto) e do Queijo (Matosinhos), cada um numa ponta. Á frente do Castelo da Foz tem uma praça linda com vista para o encontro do Rio Douro com o mar. Procure no mapa por Passeio Alegre.
  • Ir de carro da Ribeira de Gaia pelo rio até a Praia de Afurada, parar no pontal e ver o encontro do Rio Douro com o mar (Parque de São Paio), logo depois seguir pela marginal até a Orla de Gaia. É provável que fique com vontade de sentar em um dos diversos bares e restaurantes dessa região.

Em conclusão

O mais importante ao visitar o Porto é apreciar cada detalhe nessa cidade recheada de histórias, cultura e cantinhos especiais que vão tornar os dias inesquecíveis. Antes de mais nada, não tenha pressa, durante a visita tente sentar num café ou deite na grama de um parque e aproveite!

Por fim, tem a vizinha Vila Nova de Gaia, onde nós do Eternos Turistas vivemos. Linda também e com muitas atrações legais.

Se quiser dicas como essa sobre Lisboa, clica nesse link onde escrevi para outro site.

Caso venha no verão e com mais tempo, confira nossas dicas na vizinha Espanha aqui

Olá, eu sou Fabíola, brasileira nascida em Recife / Pernambuco, moro atualmente em Portugal. Migrei para a cidade do Porto a primeira vez em 2001 onde vivi por quase 9 anos. Voltei pro Brasil com meu marido Leandro, tivemos dois filhos, Tomás (9), Melissa (5) e voltamos a viver no Porto em janeiro de 2019 para uma “segunda temporada”. Aqui você vai encontrar nossas aventuras da primeira vez que moramos em Portugal, e também histórias dessa nova fase. Bem vindo ao nosso cantinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *